Você sabe dar feedback da maneira correta?

O feedback é uma atividade essencial para manter a saudabilidade da equipe, corrigindo erros antes que se tornem grandes desafios para a empresa. Entretanto, a técnica exige um cuidado especial por parte dos envolvidos a fim de ser efetiva e não causar desconforto entre os profissionais. 

Confira abaixo uma seleção de 5 dicas práticas de como entregar um feedback da melhor maneira: 

1. Escolha um ambiente adequado 

A entrega de um feedback pode ocasionar diversas reações por parte do receptor, desta forma, é prudente escolher um espaço reservado e calmo para que a conversa seja privada e segura. 

2. Seja direto e traga exemplos

O momento do feedback exige uma comunicação clara, para que as questões sejam bem compreendidas. Dessa forma o ideal é ser direto. O problema é referente ao prazo? Diga “o projeto está atrasado”. 

Nesse sentido também é importante trazer exemplos que colaborem com o que está sendo discutido. Por exemplo, caso o feedback seja a respeito do comportamento do profissional, você pode ilustrar dizendo que ele não participa ativamente das reuniões, ou passa muito tempo em conversas pessoais durante o expediente. 

3. Ofereça soluções 

Uma boa medida para a entrega de feedback é apontar algumas maneiras de solucionar a questão levantada. Aqui vale lembrar que cada profissional possui um perfil singular, e que algumas medidas que aparentam ser ideais para você podem não funcionar para os outros. O que nos leva ao quarto ponto. 

4. Escute 

Após receber o feedback cada profissional reage da sua maneira, alguns podem revidar o que foi apontado enquanto outros precisam de mais tempo para absorver as informações. De qualquer forma é essencial que você deixe esse espaço aberto, e escute com intenção, o que o outro tem a dizer. 

5. Esteja à disposição 

O feedback tem por finalidade identificar os pontos positivos, que precisam ser mantidos, e pontos de melhoria. O papel do líder é essencial para o desenvolvimento do liderado, por isso, colocar-se à disposição para ajudar no aprimoramento dos pontos de melhoria é essencial.
A Lexnautas é uma plataforma pensada para desburocratizar o processo de recrutamento jurídico, colocando profissionais qualificados em contato com grandes oportunidades em todos os cantos do Brasil. Clique aqui para saber mais.

Leia também

SOU TÍMIDO, E AGORA?

A timidez é muito comum e diariamente interfere na forma em que os indivíduos se relacionam, principalmente no ambiente de trabalho. Presente desde cedo nas

Leia mais»

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.