SOU TÍMIDO, E AGORA?

A timidez é muito comum e diariamente interfere na forma em que os indivíduos se relacionam, principalmente no ambiente de trabalho. Presente desde cedo nas crianças e que, muitas vezes, sem mantém na vida adulta, normalmente a timidez aparecer em situações de exposição, como falar em público ou ter contato com pessoas desconhecidas.

Embora seja uma característica comum, em excesso pode prejudicar o desenvolvimento da atividade profissional. Mas a boa notícia é que existem maneiras contornar o desconforto que pode ser gerado pela timidez. 

É importante entender que todos os seres humanos, em algum momento, serão afetados pela timidez. Embora sua causa principal seja amplamente discutida, é um sentimento conhecido por todos. Pode estar ligado ao seu modo de criação ou uma característica pessoal, ligada à sua personalidade e a sua forma de comportar diante do mundo.

Introvertidos, por exemplo, possuem uma predisposição maior para realizar atividades solitárias, como ler livros, praticar atividades de concentração e criatividade, mas nem sempre são afetados pelo sentimento excessivo de timidez. 

Indivíduos introvertidos ou tímidos podem ter maior facilidade para se adaptar a atividades de concentração no ambiente de trabalho. Isso não quer dizer que não podem se sair bem em entrevistas ou dinâmicas coletivas. E para ajudar as pessoas que sentem a timidez está prejudicando a sua busca pela oportunidade de emprego, trabalho ou estágio, preparamos algumas dicas:

  • Entenda que é um sentimento comum e que, em algum momento, todo ser humano vai sentir, ainda que grau inferior;
  • Cuide com os gatilhos que podem gerar esse desconforto:  prepara-se previamente para situações que mormente te deixam desconfortável;
  • Seja positivo: evite pensamentos negativos antes das situações que te geram esse desconforto. Mantenha o pensamento positivo e confie em você;
  • Conheça seus pontos fortes e os aplique;
  • Exponha-se aos poucos! No ambiente de trabalho, inicie com pequenas conversas e, a medida que se sentir mais à vontade, desenvolva conversas mais longas com pessoas diferentes;
  • Não se cobre demais! A timidez por muitas vezes nos faz imaginar as coisas em proporções muito maiores do que realmente são;
  • Use a timidez a seu favor! Muitas vezes os tímidos possuem uma percepção maior do que está acontecendo no ambiente ao seu redor, apresentando muitas ideias e sugestões que podem contribuir no desenvolvimento do trabalho.

Tenha em mente que o fato de ser tímido não irá te impedir de conquistar seus sonhos, empregos e demais projetos, e que é possível amenizar os sentimentos decorrentes da timidez. Nosso blog também traz diversas outras dicas sobre âmbito profissional! 

Leia também

SOU TÍMIDO, E AGORA?

A timidez é muito comum e diariamente interfere na forma em que os indivíduos se relacionam, principalmente no ambiente de trabalho. Presente desde cedo nas

Leia mais»

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.