Passo a passo para estruturar uma entrevista

O recrutamento de um novo colaborador(a) é uma das tarefas que deve ser considerada de extrema importância para o desenvolvimento e sucesso do escritório ou empresa. O processo realizado de forma consciente e planejada garante a adequação do fit cultural do candidato(a) com a empresa, diminuindo a rotatividade e contribuindo para harmonia no ambiente de trabalho.  

O recrutamento começa entendendo as demandas da equipe, identificando os gargalos da operação e definindo o perfil de profissional necessário para exercer as atividades. Com o andamento do processo os desafios só aumentam, exigindo um planejamento prévio das abordagens que serão utilizadas para que a triagem de candidatos(as) seja realizada de maneira assertiva.

Por isso, a entrevista com o candidato(a), que, em regra, é a última etapa do recrutamento, deve ser planejada com antecedência, extraindo as informações necessárias para subsidiar a seleção do profissional mais aderente à oportunidade de trabalho. Confira a seguir um passo a passo de como conduzir e estruturar as perguntas de uma entrevista de emprego ou entrevista de trabalho:

Entenda o perfil do candidato(a) 

A singularidade de cada profissional deve ser levada em consideração no planejamento da abordagem que será utilizada na entrevista, uma vez que candidatos(a) introvertidos e extrovertidos, por exemplo,  tendem a interagir de formas diferentes.

Conhecendo o perfil comportamental do candidato(a) também é possível identificar se está de acordo com as funções selecionadas para a vaga, além de fornecer uma base para a estruturação de perguntas relevantes para o mapeamento de eventual incompatibilidade com o perfil da vaga. Através da plataforma da Lexnautas é possível adicionar à fase de envio de currículos a realização do teste de perfil comportamental de metodologia DISC. 

Separe informações e se organize 

Para otimizar o tempo de todas as partes envolvidas é extremamente importante coletar, previamente, as informações a respeito da vaga que está sendo ofertada, como: horário e modalidade de trabalho (fixo ou flexível; presencial, híbrido ou remoto), todas as funções a serem realizadas, proposta de remuneração e benefícios,  plano de crescimento de carreira e expectativas da equipe. As informações poderão ser objetos de perguntas dos candidatos(as).

Planeje os pontos que gostaria de abordar na conversa e quanto tempo dedicar, criando grandes grupos de temas como: conhecendo o candidato, informações sobre a vaga, alinhamento de expectativas. Ao mesmo tempo que é interessante preparar um roteiro de questões, também é importante se manter flexível e explorar novos assuntos que podem surgir. 

Entrevista online? Nesse caso também é necessário se organizar para definir qual ferramenta será utilizada (deixando o candidato(a) ciente da escolha) e separar um momento para se familiarizar com a plataforma e certificar-se de que todas as permissões de áudio e vídeo estão atualizadas. 

Seja objetivo 

Prepare um roteiro com perguntas claras e diretas, porém evitando questionamentos que podem ser respondidos apenas com “sim” ou “não”. Neste momento é importante manter a comunicação sem ruídos, para que todos os pontos sejam compreendidos e respondidos, evitando mal entendidos. 

Preze pela leveza 

A entrevista deve ser mantida em um tom agradável e leve, para que o candidato(a) sinta-se  confortável para responder às perguntas apresentadas. Esse pode ser o início do relacionamento com um novo colega de trabalho, podendo ditar as interações futuras e a harmonia da equipe. 

Leia também

SOU TÍMIDO, E AGORA?

A timidez é muito comum e diariamente interfere na forma em que os indivíduos se relacionam, principalmente no ambiente de trabalho. Presente desde cedo nas

Leia mais»

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.