O que você precisa fazer para deixar o seu processo seletivo mais humanizado?

Ao contrário do que se pensa, processo seletivo humanizado não é processo seletivo “manualizado”. Você pode ter um processo seletivo humanizado e ao mesmo tempo manter um processo eficiente, sem etapas repetitivas. Mas como?

Neste artigo você vai entender o que é processo seletivo humanizado e como implementá-lo sem aumentar o custo da sua empresa ou o tempo para preencher uma vaga.

 

O que é processo seletivo humanizado?

O processo seletivo humanizado é quando o recrutador demonstra empatia e foca na experiência do candidato. Isso não quer dizer que o recrutador não possa utilizar tecnologia para otimizar o processo. Muito pelo contrário, a tecnologia ajuda o recrutador a deixar o processo seletivo ainda mais humanizado.

 

Mas por que eu deveria deixar o meu processo seletivo mais humanizado?

Simples! Com um processo seletivo mais humanizado você atrai os melhores talentos, reduz o tempo para encontrar candidatos qualificados e ainda reduz o custo da empresa. Sua diretoria vai ficar contente ao ver seus resultados!

Diariamente são divulgadas milhares de vagas de trabalho e não é raro nos depararmos com reclamações por parte dos candidatos e dos recrutadores, sobre os desafios do processo seletivo.

De um lado temos candidatos se queixando das etapas repetitivas e da falta de feedback, de outro temos empresas se queixando da falta de profissionais qualificados e da quantidade imensa de candidatos sem o perfil para a vaga.

Candidatos precisam lidar com a ansiedade de conseguir a recolocação profissional e empresas com alto custo e tempo dedicado na busca de profissionais qualificados.

No fim do dia, processo seletivo ineficiente é prejudicial ao candidato e ao recrutador.

 

Entendi a importância, mas como deixar o meu processo seletivo mais humanizado?

O primeiro passo para ter o seu processo mais humanizado é o planejamento! Não adianta tentar fugir, você vai precisar dedicar um tempo para planejar o seu processo seletivo.

Tempo é um recurso escasso, eu sei. Mas o tempo investido no planejamento representará uma economia substancial durante o processo. E aqui vai uma notícia boa: Você não precisa fazer isso toda vez que vai divulgar a sua vaga. Ao utilizar tecnologia, como a que a Lexautas oferece, você pode automatizar diversas etapas do planejamento e ainda replicar para todas as suas vagas de trabalho.

Quero deixar meu processo seletivo mais humanizado com a Lexnautas!

 Durante o planejamento, você vai precisar responder algumas perguntas. Sugerimos que faça o seguinte exercício reflexivo:

  1. O que o candidato precisa saber sobre a empresa e sobre a vaga?
  2. Quais dados são necessários para a triagem inicial?
  3. Quais são as etapas necessárias para avaliar se o candidato é qualificado para a vaga?
  4.  Quais informações vou precisar em cada etapa do processo seletivo?
  5.  Em quais canais vou precisar divulgar a minha vaga?
  6. Quem vai participar do processo seletivo (avaliadores)?
  7.  Quais ferramentas vou precisar para realizar o processo seletivo?
  8.  Qual o orçamento disponível para o recrutamento?
  9. E o mais importante. COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO DURANTE O PROCESSO SELETIVO?
 

Você sabia que a Lexnautas consegue te ajudar a reduzir o tempo do planejamento? Através da nossa tecnologia, você consegue agilizar essas etapas.

Depois de responder a essas perguntas, você estará pronto para iniciar o seu processo seletivo.

 

Com o planejamento pronto, o segundo passo é você montar a descrição da sua vaga.

Lembre-se: se você quer atrair os melhores talentos, demonstre que trabalhar na sua empresa é uma oportunidade única e não economize informações sobre a vaga de trabalho.

Inicie contando um pouco sobre a sua empresa: em qual ramo atua, quantidade de colaboradores, valores e princípios que valorizam, local de sede e filiais, e demais informações que achar importante. Não esqueça de informar o site da sua empresa e as redes sociais.

Em seguida, inclua os requisitos da vaga: competências necessárias dos candidatos, se é necessário experiência (se sim, em qual área), a formação acadêmica, entre outros pontos que serão levados em consideração na hora de avaliar os candidatos. ATENÇÃO! Se você quer reduzir a quantidade de candidatos que não possuem o perfil da vaga, essa etapa é essencial.

Por fim, descreva a atividade que será desempenhada pelo profissional. Não economize! Aqui que muitas empresas pecam ao colocar informações genéricas ou incompletas. Quando a pessoa candidata sabe a atividade que será desenvolvida, a tendência é que você atraia mais candidatos que possuam fit com a vaga.

Também é importante você comunicar ao candidato:

  • Como será o contato com a empresa durante o processo seletivo (e-mail, whatsapp, software ATS);
  • Quais serão as etapas do processo seletivo (testes, entrevista com gestor, etc.);
  • Por onde o candidato será informado sobre o resultado do processo seletivo.
 
Você sabia que através da Lexnautas você não se preocupa com isso? A nossa tecnologia faz isso automaticamente para você!

 

Com a descrição, você já pode divulgar a sua vaga.

Em regra geral, as empresas utilizam diversos canais para atrair candidatos. Além de ser uma etapa demorada, muitas vezes são escolhidos os canais inadequados, onde não estão os seus candidatos.

Escolha os canais que você vai atingir o maior número de profissionais e que você poderá, com poucos cliques, replicar para outros canais. Recomendamos que você busque por canais especializados, como a Lexnautas, que é a maior comunidade jurídica do Brasil. Na Lexnautas, além da sua vaga receber milhares de visualizações de candidatos qualificados todos os dias, você também pode com um clique divulgá-la em suas redes sociais. 

Bônus: Ao divulgar a sua vaga conosco, nos encarregamos de te ajudar na atração de candidatos qualificados, divulgando no google for Jobs, nas nossas redes sociais e em outros portais de divulgação de vagas.

Quero divulgar a minha vaga na Lexnautas.

Pronto, agora você começa a receber os primeiros candidatos.

A fase da triagem pode ser uma etapa trabalhosa, a depender de como você conduz o seu processo seletivo. Se você utiliza algum sofwatre ATS, como a Lexnautas, provavelmente você receberá os candidatos já ordenados por fit com a vaga. Se esse não é o seu caso, ou se o seu software não te dá essa informação, vai precisar dedicar um pouco mais de tempo. Mas tudo bem, monte um checklist com os requisitos que você quer que o candidato atenda. 

Com o checklist em mãos, abra o currículo do candidato e descarte ao notar que ele não preencheu o requisito. Não caia na “roubada” de ler todo o currículo de maneira detalhada, essa é apenas a triagem inicial e isso pode tirar o seu foco e prejudicar candidatos que possuem maior fit com a  vaga.

Quer simplificar a triagem de candidatos? Clique aqui e divulgue sua vaga jurídica com a Lexnautas.
Após a triagem inicial, é hora de aplicar os testes. Se você não tem uma ferramenta como a Lexnautas que automatiza a aplicação de testes e a divulgação do resultado ao candidato, recomendamos que você envie o teste ao menor número de candidatos. Em um processo seletivo humanizado, é importante que o candidato saiba o resultado do seu teste. Aqui, uma boa dica é utilizar um formulário do google para tornar essa etapa semiautomática: https://docs.google.com/forms.
Quero aplicar testes e enviar resultado aos candidatos automaticamente!

Com os testes em mãos, chegou a hora de convidar os melhores candidatos para o processo seletivo. 

Na hora do convite, tenha empatia e pense que não é porque o candidato está em busca de recolocação que ele está desocupado. 

Ligou e o candidato não atendeu? Deixe uma mensagem e tente ligar novamente em outro horário. Agendou a entrevista e o candidato não tem disponibilidade? Apresente outros horários disponíveis para a entrevista. Agendou a entrevista, mas apareceu um imprevisto? Desmarque com o candidato com a maior antecedência possível!! 

E, o mais importante, evite atrasos! A entrevista em si já é um momento que gera bastante ansiedade e o atraso pode prejudicar a performance do candidato na entrevista. Ainda, como já mencionamos, não é porque o candidato não está empregado que ele está desocupado. Por isso, na hora do planejamento, seja franco ao definir o tempo que cada entrevista vai durar.

Por fim, escolheu o candidato que será contratado? Dê um feedback personalizado aos que não foram selecionados. Assim como você, o candidato investiu tempo e criou uma expectativa. Essa é uma oportunidade de fortalecer a sua marca empregadora, criar “embaixadores” da sua empresa e, de quebra, ajudar um profissional que pode receber uma dica importante para as próximas oportunidades de trabalho. 

A Lexnautas pode te ajudar a otimizar esse feedback! Clique aqui agilize o feedback com a Lexnautas! 

Pronto, agora você tem o que precisa para deixar o seu processo humanizado e aumentar a eficiência do seu processo seletivo.

A Lexnautas, está reinventando a maneira que empresas contratam profissionais jurídicos. Quer ter um processo seletivo humanizado, melhorar os resultados da empresa e ainda reduzir o custo e tempo que você investe nas suas vagas? Clique aqui e realize o seu cadastro.

Leia também

SOU TÍMIDO, E AGORA?

A timidez é muito comum e diariamente interfere na forma em que os indivíduos se relacionam, principalmente no ambiente de trabalho. Presente desde cedo nas

Leia mais»

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.