Liderança no modelo híbrido: desafios e soluções

O modelo híbrido de trabalho trouxe diversas vantagens para empresas e colaboradores, como maior flexibilidade de horário e menor tempo de deslocamento. Apesar de não ser novo, esse formato se popularizou durante a pandemia de COVID19 e, ao que tudo indica, veio para ficar. 

Entretanto, além dos benefícios, esse modelo trouxe, e ainda traz, muitos desafios nas relações empresariais, principalmente na postura do líder perante seus liderados.

A gestão de produtividade da equipe que está atuando de maneira remota deve respeitar os limites da liberdade e privacidade de cada indivíduo, sendo, esses limites, incompatíveis com algumas posturas veiculadas nas mídias e redes sociais durante a pandemia. Um exemplo claro disso foi a exigência de se manter as câmeras ligadas durante o horário de trabalho. 

De modo geral as empresas devem repensar a gestão das equipes uma vez que adotem o modelo de trabalho híbrido ao invés de tentar replicar o que é feito no formato presencial, sem muitos critérios ou direcionamentos. 

Para ajudar nessa transição a equipe Lexnautas separou alguns pontos de atenção: 

Estabeleça uma relação de confiança

O líder ainda precisa estabelecer uma relação de confiança com seu time e executar, constantemente, ações de fomentação da cultura organizacional. Para isso, manter uma comunicação com a equipe é essencial.

Aproveite melhor as reuniões

As reuniões de equipe, presenciais ou online, costumam ser uma oportunidade para reunir todo o time e é importante o líder saber aproveitar essa oportunidade para reforçar a visão, missão e valores da empresa. Isso porque os colaboradores continuam sendo parte essencial do negócio, sendo o capital humano fator chave para a execução da estratégia da empresa e o cumprimento de metas de curto, médio e longo prazo.

Organização é a chave

Uma boa prática é deixar visível a todos e sempre atualizados os principais indicadores da empresa, de modo a gerar a sensação de pertencimento e engajamento dos colaboradores com os desafios do negócio.

Vale destacar que, com a aprovação da Reforma Trabalhista, a CLT passou a regular o teletrabalho. Com previsão no art, 75-A, dispõe sobre jornada de trabalho, equipamentos utilizados, segurança no trabalho, entre outros.

O modelo híbrido de trabalho, se utilizado de maneira adequada, pode contribuir muito com a estratégia da empresa no curto, médio e longo prazo, contribuindo para a prosperidade do negócio e de seus colaboradores.

Leia também

SOU TÍMIDO, E AGORA?

A timidez é muito comum e diariamente interfere na forma em que os indivíduos se relacionam, principalmente no ambiente de trabalho. Presente desde cedo nas

Leia mais»

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.