Controller jurídico: o profissional essencial para o seu escritório

Realidade para todas as áreas de atuação, a organização de fluxos e a gestão de atividades é um ponto crucial, capaz de elevar exponencialmente a eficácia da equipe técnica como um todo. 

Em escritórios de advocacia essas demandas se mostram ainda mais necessárias quando tratamos de protocolos, prazos, e etapas burocráticas intrínsecas ao dia a dia da profissão. Tarefas que demandam tempo o bastante para incentivar o desenvolvimento de softwares jurídicos focados apenas nisso. 

A tecnologia foi, sem dúvida, um grande aliado neste cenário, porém a necessidade de um elemento humano ainda está longe de ser dispensada, e aí se encontra a importância do Controller Jurídico. 

Quem é o Controller Jurídico?

O profissional responsável por gerenciar e executar todas as tarefas ligadas ao funcionamento do escritório e atividades de backoffice, para que os advogados e advogadas que atuam nas demandas técnicas, como peticionamento e elaboração de parecer,  possam ter foco, elevando a qualidade e produtividade do trabalho.

Qual é a formação do Controller Jurídico?

Este ponto levanta diferentes opiniões. Há quem defenda que o profissional a ocupar essa vaga precisa, apenas, ser instruído a respeito do funcionamento do processo e apresentar um perfil organizado e pró-ativo. 

A verdade é que, para toda atividade que envolve a operação jurídica, é importante que o profissional tenha um embasamento técnico. A questão é que, para algumas atividades, não há necessidade de um conhecimento jurídico aprofundado, podendo ser desenvolvido pelo acadêmico de direito, já para outras, é necessário um conhecimento mais aprofundado, sendo importante o desenvolvimento por um bacharel em direito ou advogado(a).

O que o Controller Jurídico faz? 

Algumas das tarefas do dia a dia deste profissional são: 

  • Cadastro de clientes e ações no sistema; 
  • Visitas ao fórum para fazer protocolos ou solicitar cópias; 
  • Digitalização de documentos; 
  • Contrato de correspondentes; 
  • Agendamento de audiências; 
  • Arquivamento de petições; 
  • Gestão de agenda de prazos;
  • Análise de resultados. 

Benefícios de se contratar um Controller Jurídico 

Além das vantagens mais diretas, como auxiliar na gestão do escritório, a contratação desse profissional também agrega uma série de benefícios, como o aumento da produtividade da equipe, melhora no cumprimento de prazos, planejamento e controle financeiro e, até mesmo, planejamento estratégico. 

Porém vale ressaltar que apenas a contratação desse profissional, por si só, não entregará os melhores resultados possíveis sem a complementação de um software jurídico de gestão de processos e a clara definição de rotinas. 

Caso esteja procurando por um profissional qualificado para preencher essa vaga em seu escritório, a Lexnautas é a sua parceira ideal. A nossa plataforma conta com mais de 10.000 candidatos exclusivamente do cenário jurídico à procura de colocação profissional. Cadastre sua vaga clicando aqui

Leia também

SOU TÍMIDO, E AGORA?

A timidez é muito comum e diariamente interfere na forma em que os indivíduos se relacionam, principalmente no ambiente de trabalho. Presente desde cedo nas

Leia mais»

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.